Município de Alenquer

PT EN

CIMBAL esteve presente na 2ª reunião de consórcio do projeto RESIST


05 de julho 2023
CIMBAL esteve presente na 2ª reunião de consórcio do projeto RESIST
CIMBAL esteve presente na 2ª reunião de consórcio do projeto RESIST

A região do Baixo Alentejo, através da CIMBAL, é uma das regiões parceiras no projeto europeu RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology, que conta com a participação de 56 parceiros (de 15 países) e um investimento total de 26 milhões de euros (mais de 5,6 milhões de euros para Portugal).
O projeto RESIST promove projetos demonstradores no âmbito da missão dedicada à adaptação às alterações climáticas do programa Horizonte Europa da Comissão Europeia. Um dos demonstradores deste projeto será, assim, desenvolvido na Região do Baixo Alentejo, sob coordenação da CIMBAL.
O demonstrador a implementar na região foca-se na implementação de sistemas de aviso e alerta, tendo em conta os impactos e vulnerabilidades do território já identificadas no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do baixo Alentejo – PIAACBA.

O projeto RESIST teve a sua segunda reunião de consórcio que se realizou em Turku, na Finlândia, a 28 e 29 de junho de 2023. O primeiro dia foi dedicado à verificação do ponto de situação relativamente às atividades desenvolvidas nos primeiros seis meses de execução do projeto, à comunicação e ao trabalho desenvolvidos pelos demonstradores. Foi ainda realizada uma visita destinada a conhecer algumas das boas práticas implementadas em Turku, designadamente numa área residencial recém-construída em Pääskyvuori (sistema de drenagem de águas de base natural) e no ribeiro Kuninkoja (renaturalização).

No segundo dia realizou-se uma sessão interativa WORLD CAFÉ tendo em conta a avaliação das necessidades/requisitos, oportunidades de financiamento e apoio relacionadas com amissão da EU, entre outros. Neste dia foram ainda abordadas questões inerentes à gestão do projeto.

Tratou-se de uma reunião profícua para fomentar a forte colaboração entre todas as regiões e partes interessadas que estão no centro da metodologia do projeto RESIST, que prevê a implementação de estruturas adequadas de aprendizagem mútua, troca de experiências e transferência de know-how.