Município de Alenquer

Comunicado sobre o Museu Rainha D. Leonor

12 de fevereiro 2019
Comunicado sobre o Museu Rainha D. Leonor

O Museu Regional Rainha D. Leonor transitou para a CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, aquando da integração do património da Assembleia Distrital de Beja nesta última entidade.

No decurso do atual mandato da presidência da CIMBAL, foram realizadas diversas diligências, com o intuito de encontrar a melhor solução para a gestão do Museu Regional Rainha D. Leonor, envolvendo as entidades competentes do Ministério da Cultura e a Câmara Municipal de Beja.

Como resultado das negociações efetuadas, foi assegurada a integração do Museu Regional Rainha D. Leonor, na rede de museus do Ministério da Cultura, consagrando o seu estatuto de museu regional.

No Conselho de Ministros do passado dia 7 de fevereiro, foi aprovado o Decreto-Lei que estabelece o regime jurídico de autonomia de gestão dos museus, monumentos e palácios. Este permite a integração do Museu na rede sob responsabilidade do Ministério da Cultura, tendo sido assegurada uma gestão partilhada, entre a Direção Regional da Cultura e a Câmara Municipal de Beja, a permanência do seu espólio na região e a manutenção dos respetivos postos de trabalho.

Durante este período de transição, serão redigidos os respetivos protocolos, que serão objeto de aprovação nos órgãos competentes da CIMBAL.

Contamos desta forma, dar um contributo significativo que permita proporcionar as melhores condições para a salvaguarda, valorização e maior divulgação para o magnífico acervo que o Museu acolhe e, simultaneamente garantirmos a preservação da memória coletiva do Baixo Alentejo.