Município de Alenquer

PT EN

Biblioteca Municipal de Ourique integra rede mundial das Nações Unidas


17 de novembro 2017
Biblioteca Municipal de Ourique integra rede mundial das Nações Unidas
Biblioteca Municipal de Ourique integra rede mundial das Nações Unidas

A Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, em Ourique, acaba de receber o Certificado de Adesão à rede nacional e internacional de Bibliotecas Associadas da UNESCO, com o projeto: “Biblioteca fora de portas: uma Biblioteca para todos”.

A Biblioteca Fora de Portas é um projeto criado com o objetivo de chegar mais próximo de todos aqueles que não podem ou não tem oportunidade de se deslocar às instalações da Biblioteca Municipal. Trata-se de um serviço de promoção do livro e da leitura em meio rural que uma vez por mês leva a cada uma das freguesias do concelho uma seleção de livros para empréstimo domiciliário; para além do serviço de empréstimo este projeto reveste-se de uma componente de mediação leitora junto da população sénior dos lares e centros das respetivas freguesias.

A Biblioteca Municipal de Ourique é a quinta biblioteca do distrito do Baixo Alentejo a fazer parte desta organização das Nações Unidas, que conta com mais de 500 bibliotecas associadas em todo o Mundo.

Criada a 16 de novembro de 1945, a UNESCO, agência especializada do sistema da Nações Unidas para as áreas da educação, ciência, cultura e comunicação, é uma organização intergovernamental de que Portugal faz parte desde 11 de março de 1965.

Entre as principais redes da organização encontram-se a de Escolas Associadas da UNESCO, a de Centros e Clubes UNESCO, a de Bibliotecas Associadas da UNESCO e, ainda, a de Cátedras UNESCO.

A Biblioteca Associada deverá estar bem integrada na comunidade local, constituindo-se como mediadores de informação junto das populações que servem.

A Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO (Rede UNAL – UNESCO Associated Libraries) tem como objetivo principal a promoção da leitura e do livro como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do saber, do entendimento e da cooperação internacional.

O Município de Ourique passa a fazer parte de uma rede mundial que procura estimular também a parceria e a troca de experiências com as congéneres da Rede Nacional, assim como com as de outros Estados-Membros e, ainda, com elementos das outras redes coordenadas pela CNU, nomeadamente com as Redes de Centros e Clubes e de Escolas Associadas da UNESCO, através da realização de workshops e/ou oficinas, ou ainda outras ações que tenham como pano de fundo as diversas áreas da UNESCO.

O Município de Ourique continua a concretizar políticas autárquicas centradas nas pessoas, na valorização do território e na afirmação de Ourique e do seu Mundo Rural.