Município de Alenquer

PT EN

Aljustrel brinca ao Carnaval


16 de fevereiro 2017
Aljustrel brinca ao Carnaval
Aljustrel brinca ao Carnaval

As ruas de Aljustrel vão animar-se, na sexta-feira, 24 de fevereiro, com o desfile de Carnaval das Escolas.

Como habitualmente, várias centenas de jovens e crianças vão juntar-se, pelas 9,30 horas, e participar num desfile carnavalesco que, este ano, vai levá-los a percorrer as artérias principais em torno da Praça da Resistência, e terminar no Parque da Vila. Além dos jovens foliões, no desfile vão também participar todos aqueles que com espírito de Carnaval queiram associar-se à festa.

Nesta edição de 2017, “Histórias, estórias e personagens” são os temas que vão inspirar as crianças dos infantários e os alunos das escolas. Assim, os pequenos foliões do infantário “Borboleta”, do CAPI e do pré-escolar vão apresentar trajes a lembrar “estórias”. Os alunos do 1.º ciclo vão mascarados com fatos a representar “personagens de estórias”, e os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e secundário vão disfarçados de “História de Portugal”.

 Este ano, pela primeira vez, será atribuído um prémio às turmas que mais criatividade demonstraram, bem como um certificado de participação a todas as turmas.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Aljustrel, que promove esta iniciativa, vai apoiar as escolas com uma pequena comparticipação financeira, distribuída em função dos alunos participantes, no sentido de poderem adquirir algum material para os disfarces.

O transporte dos alunos dos diversos estabelecimentos de ensino aderentes para o local de divertimento é assegurado pela Câmara Municipal de Aljustrel.

O Carnaval das Escolas conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Aljustrel e dos infantários “A Borboleta” da Santa Casa da Misericórdia de Aljustrel e do CAPI de Messejana, e com o apoio da GNR e Bombeiros de Aljustrel.

A festa continua no domingo, pelas 14h30, no Parque da Vila, com uma matiné dançante, e ainda insufláveis e pinturas faciais, para gáudio dos mais pequenos.  

A música e a festa repetem-se na terça-feira gorda, 28, à mesma hora e local.

Além disso, em vários pontos do concelho, muitos serão os foliões que sairão à rua para se divertir nestes três dias de Carnaval. De destacar a Festa de Carnaval, no sábado 25, às 22 horas, no pavilhão do Parque de Exposições e Feiras, organizada pelo Sport Clube Mineiro Aljustrelense, com o apoio da autarquia. O músico Ricardo Glória e o DJ Brazoff animarão esta grande noite, que irá premiar os melhores mascarados e que contará com muitas outras surpresas.