Município de Alenquer

PT EN

Criadores pecuários de Ourique com acesso a apoios para a seca severa


24 de outubro 2016

Na passada quinta feira, 20 de outubro, foi publicado em Diário da República, o Despacho n.º 12618-B/2016, do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, destinado a apoiar a reposição do potencial produtivo das explorações pecuárias sujeitas ao fenómeno de seca severa, registada nos meses de junho a setembro de 2016.

A ausência do território de Ourique do elenco dos municípios contemplados pelos apoios motivou o envio de uma carta formal ao Ministro da Agricultura pelo Presidente da Câmara Municipal de Ourique, Marcelo Guerreiro, a sublinhar a injustiça da exclusão, considerando a estratégia seguida de afirmação Mundo Rural e o contributo dos criadores pecuários para a economia local.

Na sequência desta e de outras iniciativas, o Gabinete do Ministro desencadeou de imediato o processo de alteração ao despacho, determinando a inclusão de Ourique nos territórios contemplados com apoios à reposição do potencial produtivo das explorações pecuárias sujeitas ao fenómeno de seca severa.

Através do despacho em causa, agora retificado, o Governo disponibiliza verbas num montante global de 3 milhões de euros, destinadas a apoiar os produtores pecuários afetados pela seca que atingiu a região do Baixo Alentejo ao longo dos últimos meses.

As declarações de prejuízo deverão ser entregues até dia 10 de novembro e os pedidos de apoio deverão ser submetidos eletronicamente até dia 21 do mesmo mês. O investimento deverá ser realizado até 31 de dezembro, podendo cada produtor receber até 10 mil euros de apoio.

Da conjugação da defesa do interesse de Ourique realizada pelo Município com a consideração que existe no Ministério da Agricultura pelo trabalho dos criadores pecuários do município, fica assim corrigido um lapso.

Como sempre fizemos e continuaremos a fazer, só nos move a defesa do interesse dos Ouriquenses e de Ourique, seja qual for o governo. Uns falam, nós fazemos.

E se algumas vezes os resultados no passado recente não foram concretizados, foi porque não havia no poder central disponibilidade para corrigir as injustiças com Ourique, para ter em conta a nossa realidade rural e para dar mais futuro ao Interior.

Continuaremos a desenvolver políticas para as pessoas, a valorizar o território e afirmar as marcas de identidade de Ourique e dos Ouriquenses.