Município de Alenquer

PT EN

Feira de Castro Verde 2015 - Dias 17 e 18 outubro 2015


09 de outubro 2015
Feira de Castro Verde 2015  - Dias 17 e 18 outubro 2015
Feira de Castro Verde 2015 - Dias 17 e 18 outubro 2015

Outubro é mês de Feira de Castro, evento secular que acontece ao terceiro fim-de-semana do mês, e que atrai a Castro Verde gentes das mais diversas regiões do país. É aqui que todos os anos, vendedores apregoam, entre o fumo da castanha assada e a parafernália de gente, artigos e mercadorias numa autêntica roda-viva.

Instituída por Filipe II, em 1620, em resposta a uma solicitação feita pelos moradores do concelho que pretendiam obter com o rendimento dos terrádegos (imposto sobre o terreno ocupado pelas barracas e tendas dos feirantes), os fundos necessários à reconstrução da Igreja das Chagas do Salvador (ou Igreja de Nossa Senhora dos Remédios), a Feira de Castro depressa se tornou a principal feira do sul, primeiro de gado, depois de mil e uma mercadorias, manufaturas e produtos da terra, animando o comércio local e regional.

Com o passar dos tempos, a feira acabou por se moldar às exigências do presente e aos ditames da modernidade, tanto no comércio como na indústria do lazer e do divertimento. Porém, continua a mesma no apelo que faz ao convívio, à troca e ao encontro. Aqui se cruzam rostos e vivências num misto de experiências, convívio e encontro - entre familiares e amigos, comerciantes e fregueses - intensificado pelo ambiente de feira.

A par da animação da própria feira, que se alastra pelas principais artérias da vila, será dinamizado um programa cultural, nos dias 16 e 17 de outubro (sexta e sábado) que terá como referência o valorizar da tradição e do património oral da região

 

PROGRAMA CULTURAL DA FEIRA DE CASTRO

16 E 17 DE OUTUBRO

 

ESPETÁCULO DA FEIRA

MOÇOS D’UMA CANA

Apresentação do Disco “Nos Bancos da Minha Escola”

ENTRADA LIVRE

 

Na sexta-feira à noite, 16 de outubro, terá lugar no Cineteatro Municipal o Espetáculo da Feira de Castro que tem, este ano, como convidados o grupo de violas campaniças “Moços D’uma Cana” que aqui apresentarão o seu primeiro disco “Nos Bancos da Minha Escola”. Um trabalho que representa o início de uma nova etapa para o jovem grupo de tocadores e que é apresentado numa altura simbólica para a viola campaniça: a Feira de Castro. Nele há cante a vozes e viola campaniça a partilhar sonoridades com outros instrumentos. Um espetáculo a não perder!

 

DESFILE DE BANDAS | FOLCLORE ALGARVIO | DESFILE DE CORAIS ALENTEJANOS

DESPIQUE E BALDÃO | MOSTRA DE AVES | EXPOSIÇÃO E CONCURSO CANINO

 

No sábado, dia 17 de outubro, há Desfile de Bandas Filarmónicas pelas principais artérias de Castro Verde e ruas da Feira, e a partir das 15h00, há Folclore Algarvio com o Rancho Folclórico de S. Bartolomeu de Messines, na Praça da República.

O tradicional desfile de corais - Planície a Cantar - está agendado para as 16h00 de sábado, e decorrerá da Rua D. Afonso I até à Praça da Liberdade. Aqui desfilam onze grupos corais numa homenagem ao cante e ao Alentejo.

À noite, a partir das 21h00, a Cortiçol, em colaboração com a Câmara Municipal de Castro Verde, promove, no Fórum Municipal, o XXV Encontro de Tocadores de Viola Campaniça e Cantadores de Despique e Baldão, dinamizando um dos traços culturais mais genuínos da história da Feira - o cante ao desafio.

A Exposição Canina de Raças Portuguesas, (11h00) e o Concurso Canino (15h00), agendados para o Parque Infantil, voltam a marcar presença neste programa da Feira de Castro, numa organização da autarquia e do Clube Português de Canicultura.

Durante estes dias poderá ainda visitar a III Mostra de Aves de Castro Verde, no Pavilhão de Mostras do Largo da Feira, numa iniciativa promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde. A Mostra pode ser visitada a partir das 10h00, no dia 17 de outubro.

 

WWW.CM-CASTROVERDE.PT