Município de Alenquer

PT EN

Inauguração do Monumento e do Largo Tenente António Augusto de Seixas - Dia Histórico para Barrancos


23 de março 2015

No passado dia 14 de março Barrancos viveu um histórico e simbólico dia. Porque recuperar a memória é dar sentido ao futuro, Barrancos e as suas gentes num ato de enorme generosidade, gratidão e homenagem dedicou a jornada do dia 14 de abril a celebrar os atos heroicos do Tenente António Augusto Seixas, dos Barranquenhos de 1936 e de todos aqueles que com o seu exemplo e a sua ação solidária tornaram possível o ato heroico de salvar milhares de refugiados da Extremadura e da Andaluzia durante a Guerra Civil de Espanha.

Com a presença de muitos de populares, de familiares do Tenente Seixas, Presidentes Alcaldes das terras vizinhas da Raia, de Deputados da Assembleia da República e da Diputación de Extremadura e de personalidades destacadas do Concelho e da Região, o ato solene da Inauguração do Largo Tenente António Augusto Seixas contou com Honras Militares pela GNR – Comando Territorial de Beja e com a sublime interpretação dos Hinos de Barrancos, Portugal e Espanha pela Banda Filarmónica Fim de Seculo revestindo toda a cerimónia de uma singular emoção. Na mesma cerimónia foi inaugurado um Monumento alusivo aos referidos atos heroicos de 1936 no decorrer da sangrenta Guerra Civil Espanhola que recordará para sempre a solidariedade, a coragem e firmeza daqueles homens que salvaram milhares de vidas.

Seguiram-se intervenções do Alcalde de Oliva de la Frontera D. Juan Garcia Torres, do Tenente Coronel Joaquim Figueiredo da Guarda Nacional Republicada, do representante da família, António Augusto de Seixas e do Presidente da Câmara Municipal de Barrancos, António Pica Tereno .

Sem duvida Barrancos viveu uma jornada para ficar na memória das suas gentes, onde a recordação e os testemunhos de muitos Barranquenhos foi fundamental para recuperar e honrar a memória…porque um povo somente tem identidade se souber respeitar, conviver, honrar e dignificar o seu passado, para assim dar sentido ao seu Futuro.

 

Galeria de imagens