CIMBAL

AGENDA

Plano Estratégico de Desenvolvimento - 2014/2020 (PEDBA)

/util/imgLoader.ashx?img=/upload_files/client_id_1/website_id_1/Logotipos/logo.png

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Baixo Alentejo 2014-2020 (PEDBA’2020) pretende assumir-se como um exercício integrado de planeamento estratégico conducente à definição das grandes orientações de desenvolvimento para  esta região no horizonte temporal de 2020, coincidindo assim com a implementação do próximo período de programação dos Fundos Estruturais em Portugal (2014-2020).

Muito embora o PEDBA’2020 corresponda a uma iniciativa promovida e dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), considera-se fundamental que a mesma incorpore plenamente o contributo específico dos principais stakeholders da região. A expectativa da CIMBAL é, portanto, a de que o PEDBA’2020 se possa vir a assumir como um verdadeiro Pacto para o Desenvolvimento do Baixo Alentejo, agregando à ação dos Municípios todo o conjunto de recursos, competências e capacidades de iniciativa disseminadas pelos vários diferentes stakeholders (públicos e não-públicos) com relevância para a trajetória futura de desenvolvimento da região.

Neste sentido, o presente documento expressa uma primeira abordagem aos problemas e desafios de desenvolvimento do Baixo Alentejo, contendo propostas iniciais ao nível quer dos elementos-base da Estratégia de Desenvolvimento a prosseguir, quer da Carteira das Ações Mobilizadoras que a poderão materializar no terreno.

Iniciativas

Diário do AlentejoMuseu Regional de BejaITI CIMBALSistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E)Apoios e IncentivosProminent MED CIMBAL no YouTube